Social Icons

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Eclipse Lunar


Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar



Como a Terra é cerca de 49 vezes maior que a Lua, sua sombra pode envolver todo o nosso satélite, quando então dizemos que o eclipse é total. Se a Lua atravessa somente o cone de penumbra da Terra ocorre um eclipse penumbral. Uma imersão parcial no cone de sombra configura um eclipse lunar parcial.

Mesmo totalmente imersa na sombra gerada pela Terra, a Lua não desaparece por completo. A atmosfera terrestre desvia os raios solares para o eixo do seu cone de sombra.


A Lua então se tinge de um belo vermelho-alaranjado e todas as populações da Terra que tiverem a Lua Cheia acima de seus horizontes assistirão ao fenômeno. Um observador na Lua veria o Sol totalmente encoberto pelo nosso planeta.

O eclipse lunar, o único deste ano, teve início por volta das 4h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (21/12). Às 5h10, praticamente um terço da Lua já havia sido coberto pela sombra da Terra. 

Da América do Norte até a Islândia, o eclipse da Lua pode ser observado durante mais de uma hora. Um eclipse lunar só é possível durante a Lua cheia. Quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados, o satélite natural pode ficar momentaneamente privado de luz solar, caso esteja no cone de sombra da Terra. 


O primeiro eclipse solar parcial de 2011 acontecerá em 4 de Janeiro. Em caso de bom tempo, será visível na Europa, especialmente na região norte da Suécia, no norte da África, Oriente Médio e Ásia Central. Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século XXI.

Curta a FunPage do O Grande Curioso no facebook:

 

Confira Também:


Divulgue-nos

O Grande Curioso!
Confira Outros Banners!

Importante!

-Os conteúdos humorísticos do Blog não devem ser levados a sério!

-Se for copiar, cite a Fonte!
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...