60% dos PCs no Brasil têm programas que roubam dados, diz Microsoft
País ocupa 6º lugar em ranking mundial de ataques, segundo a pesquisa.
Pela primeira vez, estudo da Microsoft inclui dados do Brasil.
Uma pesquisa realizada pela Microsoft mundialmente, que pela primeira vez incluiu o Brasil, indica um salto de 92% no número de computadores brasileiros com algum tipo de invasão ou software indesejado.
As principais invasões e ameaças detectadas foram as usadas no roubo de senha e logins de bancos (trojans), presentes em mais de 60% das máquinas pesquisadas no Brasil. Ainda segundo o estudo, o país ocupa o sexto lugar no ranking mundial de ataques, lista que hoje é liderada pelo Afeganistão.
A quinta edição do Relatório de Inteligência e Segurança da Microsoft mostra números do primeiro semestre deste ano em relação a igual período do ano passado. Segundo a empresa, os dados são de "centenas de milhares de computadores ao redor do mundo" e tem como objetivo conscientizar a população sobre os crimes na Internet.
A quantidade de softwares indesejados instalados nas máquinas cresceu 43% no primeiro semestre, em relação a 2007. De acordo com a Microsoft, 90% dos ataques são feitos por meio de aplicativos e 10% através do sistema operacional.
|