Social Icons

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Qual a diferença entre Hortelã e Menta?



Muitos produtos alimentícios, e até alguns cosméticos, tem esse saber/aroma porém, em alguns o sabor/aroma é denominado Hortelã, e entro outros é chamado de Menta. Mas não há diferenças relevantes entre cheiros ou sabores, afinal qual a principal diferença entre esses dois?


Menta e hortelã são nomes populares usados para designar espécies que pertencem a um mesmo gênero, chamado Mentha. Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero, além de outras tantas espécies criadas pelo ser humano, mas o mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata.

As demais espécies, como são bem parecidas, costumam variar entre os dois nomes populares. "A confusão é comum porque o cruzamento entre as Menthas resulta em plantas parecidas, embora bem diferentes biologicamente. Isso faz com que os pesquisadores tenham dificuldades em identificar que tipo de Mentha é", afirma Lin Chau Ming, professor de horticultura da Unesp de Botucatu (SP).


Parte da confusão também se deve ao fato de os nomes populares variarem de região para região. Enquanto no sul do Brasil a maioria das espécies é chamada de menta, no interior de São Paulo e no Nordeste é mais comum usar hortelã para designar qualquer uma delas.

A Menta em si tem seu sabor mais suave, as folhas mais largas, e um conjunto de flores em formato mais alongado e estreito.

Já a Hortelã tem um sabor forte e ardido, com folhas pontiagudas, compridas e estreitas, um conjunto de flores dispostas em forma de uma espiga larga, e contem uma pequena haste que liga a folha ao caule principal, coisa que a Menta não tem.

Sem levar em conta que a Menta é mais utilizada como tempero. E a Hortelã para Chás, e saberes de pastas de dentes, balas, etc...

Curta a FunPage do O Grande Curioso no facebook:

 

Confira Também:


Divulgue-nos

O Grande Curioso!
Confira Outros Banners!

Importante!

-Os conteúdos humorísticos do Blog não devem ser levados a sério!

-Se for copiar, cite a Fonte!
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...